Festival de Gastronomia em Paris

Ontem começou a segunda edição do Les Heures Heureuses (como happy hour), que, para mim, é um dos festivais mais legais da cidade. Até sexta-feira (24 de maio), 180 restaurantes parisienses vão oferecer uma degustação de um de seus pratos por 2 euros, das 17h30 às 21h30.

A ideia é pular de um lugar ao outro, experimentando as especialidades e conhecendo cada um. Para facilitar a vida dos gourmands, há mapas dos 12 arrondissements (regiões) participantes com a localização dos restaurantes.

balade gourmande haut-marais

Mapa do Haut-Marais. As casinhas representam os restaurantes

Para participar, é preciso um passaporte, distribuído gratuitamente no Hôtel de Ville (prefeitura) ou nos próprios estabelecimentos.

No site do evento e nesse passe você também encontra todas as balades gourmandes – os passeios gastronômicos de cada região -, com as degustações oferecidas. Assim, é possível escolher seus preferidos antes de partir para o ataque.

Ontem, fiz a balade do Haut-Marais, no terceiro arrondissement, entre as estações de metrô Rambuteau e Republique. Uma das minhas regiões preferidas em Paris, cheia de restaurantes, lojinhas estilosas e edifícios charmosos.

Como chegamos um pouco mais tarde, umas 18h30, conseguimos experimentar só quatro degustações, entre 15 opções. Porque a ideia é também conhecer o lugar, sentar, comer, conversar, experimentar um drinque da casa. Não faz sentido sair correndo de um ao outro só para comer mais. Nesse vai-e-vem, alguns encerram o festival mais cedo, mas pelo menos dá para conhecê-los e ver se merecem outra visita.

Pela minha experiência, percebi que nesse ritmo ainda ficamos com fome, porque as tapas são pequenas. Então, eu e meus amigos bolamos um esquema de experimentar o que queríamos e depois escolher nosso preferido para jantar de verdade. Mas tudo depende do tamanho da sua fome – ou gula.

Passamos por:

Candelaria (52, rue Saintonge)
Esse restaurante mexicano é uma taqueria descolada. Nele, experimentamos os tacos de champignon, uma delícia com cebolinha, coalhada e molho de pimenta. Também tem uma marguerita dos deuses.

Tacos do Candelária 2 (Marais)Marguerita delícia do Candelária (Marais)

L’Estaminet des Enfants Rouges (39, rue de Bretagne)
Fica dentro do Marché des Enfants Rouges, um mercado que merece um post futuro só para ele. É um lugar bem legal pra comer no fim de semana, principalmente se o dia estiver bonito, já que tem mesas e cadeiras coloridas do lado de fora. Todos os produtos são frescos e comprados de pequenos produtores. A degustação foi frango marinado com maracujá sob camada de marmelada de tomates ao limão. Achei doce demais, mas com um acompanhamento salgado ficaria perfeito.

El Inti (17, rue de Picardie)
Comandada por dois simpáticos amigos, um francês e outro peruano, essa loja é um pedaço do Peru em pleno Marais. Tem de tudo: desde lhamas de pelúcia e echarpes coloridas até comidas típicas. Na parte de baixo, os clientes podem degustar o que compraram num porão supercharmoso, onde a TV só transmite canais de Lima.

As tapas do dia foram: trio colorido dos Andes, com patê de azeitona e camarão, molho Huancaina (feito com a pimenta amarela, bem leve) e creme de rocoto (outra pimenta peruana, vermelha e mais ardida).

Petiscos no El Inti (peruano no Marais)

Les Comptoirs de Carthage (27, rue de Picardie)
Cozinha tunisiana comandada pela inglesa Kate, que um dia visitou a Tunísia e se apaixonou não só pelo país como pelo pai de sua filha. No cardápio, tudo é orgânico, inclusive a carne, de uma maciez e sabor impressionantes. Aqui, optamos por jantar. Pedi uma vitela ao molho de champignon, com legumes cozidos e salada.

2 thoughts on “Festival de Gastronomia em Paris

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s