Amsterdã: gaufres, stropowaffel e muito sexo

Não sei o que te chamou mais atenção no título. Independentemente disso, em Amsterdã você encontra essas três coisas por todo lado.

Sexo é uma das três primeiras palavras que vem à cabeça quando se fala na cidade, segundo os turistas animados que responderam a essa pergunta durante o free tour. Eles também falaram maconha e um cara lembrou do Van Gogh, deixando a guia em êxtase. Tudo é tão fálico – e eu tinha que usar essa palavra uma hora, senão a Brena ia chorar – que em poucas horas você para de enrubescer ao ver pintos enormes de borracha decorando fachadas e vitrines (se é que em alguma hora você enrubesceu…).

Divirta-se nos sexy shops, que disputam acirradamente as ruas com os coffee. Dá pra dar muita risada com as engenhocas ditas sexy, mas também é um bom lugar pra esquentar o namoro caso o casal goste dessas fantasias.

Imperdível é a Condomerie, a única loja especializada em camisinha do mundo. Se ainda não achou um presente pros seus amigos, por que não um preservativo em forma de pato ou Big Bang?

38 Condomerie - loja especializada em camisinhas (bregas)

As lojas pra turistas também são paradas obrigatórias. Em nenhum outro lugar do mundo você vai encontrar souvenires como esses. Tem desde roupas e bonés com a folha da maconha estampada até bongs, dichavadores e cachimbos. Também tem cogumelos alucinógenos e outros presentinhos que qualquer amigo nóia vai enlouquecer se ganhar. Dica se quiser envergonhar seu namorado: mande um cartão postal bem constrangedor e torça pra alguém da família checar a caixa de correio antes dele.

??????????

Bongs no hotel. É engraçado encontrá-los como decoração por todos os cantos

Quanto aos coffee shops, permita-se, mesmo que você não fume. Mais uma vez, você dificilmente vai encontrar algo igual em outro lugar do mundo. Muitos acham que vão entrar e dar de cara com um monte de gente louca lá dentro. Nada disso. Provavelmente algumas pessoas estarão dando muita risada e viajando num mundo que só elas conhecem – ou simplesmente numa boa. Como num bar normal, com a diferença de que no cardápio não tem bebidas alcoólicas, só maconha e haxixe. Há dezenas de variedades, de diversas origens, por preços que variam de 4 a 15 euros o grama.

Photo0592

Exemplo de cardápio nos coffee shops

Amsterdã também está muito bem preparada para o pós-coffee, quando bate a tal da larica – e em qualquer hora do dia, para qualquer um. Os turistas são atraídos por corredores de vitrines bem iluminadas e cheias de doces e lanches enormes e estrategicamente suculentos. O ataque é inevitável. Principalmente às gaufres (waffles), com Nutella, mel e tudo o que você tem direito.

Todo mundo fala que a gastronomia holandesa é das mais sem graça. Talvez seja por isso que as guloseimas por lá sejam tão caprichadas. O fast-food reina. Em algum momento você vai – e deve – parar em uma barraquinha de fritas na rua e pedir uma porçãozinha bem melecada com maionese e catchup. Ou então entrar em uma loja de queijos gouda e atacar as degustações das dezenas de variedades, seguidas de chocolatinhos (e aí é óbvio que você já pula do fast-food pra uma das melhores invenções do homem na Terra).

35 Os famosos queijos Gouda

Queijos gouda deliciosos. Aproveitem as degustações!

Acorde um dia bem cedo e pergunte na recepção do hostel qual o mercado de rua mais próximo (fui no Noordermarkt, em Jordaan, aberto às segundas e sábados). Vá de encontro a uma das grandes delícias da Holanda, que compensa qualquer falha gastronômica: o stropowaffel. “Ah, mas eu encontro saquinhos com essa bolacha em várias padarias de São Paulo”. Não, meu amigo. Eu também encontrei esses saquinhos em vários lugares, mas nenhum se compara ao exemplar de feira. Ele é feito na hora, vem quentinho e crocante e fica melhor ainda se acompanhado de chocolate quente.

??????????

Crianças alegres com o big stropowaffel quentinho da feira

++ Leia também:

Amsterdã: o que visitar
Amsterdã: embasbaque-se!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s