KoKoB: restaurante etíope em Bruxelas

Em junho, passei um fim de semana em Bruxelas com duas grandes amigas, Dani e Johanna, alemã que mora há quatro anos na cidade. Por isso, aproveitamos para fazer alguns programas fora do roteiro tradicional, principalmente na hora de comer (mas claro que não resistimos aos ataques às barraquinhas de fritas e gaufres). Uma das grandes descobertas foi o restaurante etíope KoKoB.

Adoro os pratos bem temperados e sabores marcantes da gastronomia africana. E o mais legal no KoKoB, além da decoração com fotos e objetos etíopes e da música típica, é o ritual que existe na hora de comer, com as mãos. Para mim, uma grande experiência, que aprofunda o envolvimento com a comida e estimula os cinco sentidos.

WP_001258

Diante de um cardápio completamente desconhecido, decidimos experimentar um pouco de tudo e pedimos o “Discovery menu”, que custa 20 euros. Os ingredientes são colocados aos poucos sobre um prato redondo coberto de injera, uma massa semelhante a do crepe, bem fininha e leve, que acompanha a maioria dos pratos.

WP_001266

Outros rolinhos de massa são deixamos na mesa e sempre repostos, assim como os acompanhamentos. Para comer, pegamos um pedaço dele e montamos as pequenas bocadas que queremos dar. Você mescla os cinco ingredientes (2 tipos de carne e 3 de legumes) como preferir, brincando com os sabores e texturas.

WP_001269

E detalhe legal: na tradição etíope, quem está à mesa deve oferecer presentes entre si. No caso, montar uma “trouxinha” e levá-la à boca de quem escolher. Com toda a coordenação motora que encontrar no momento…

WP_001268

Dani prestes a me dar um “cadeau” (presente em francês)

Para não fazer feio, o restaurante montou um esqueminha que mostra como comer:

como comer

KoKoB: Rue des Grands Carmes, 10 (pertinho da Grand-Place)
Horário: segunda a quarta, das 18h às 0h; quinta a sexta, das 11h à 1h

++ Leia também: O lugar dos sonhos em Bruxelas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s