Le Camion qui Fume: o melhor hambúrguer de Paris

Há meses curti a página do Le Camion qui Fume no Facebook, simplesmente porque gostei da ideia de que um food truck à americaine, como dizem os franceses, estivesse circulando por Paris. O tempo passou e nossos caminhos nunca se cruzaram, até domingo. Graças à insistência de um amigo, Fabio, fomos atrás do que todos que experimentam consideram “o melhor hambúrguer de Paris”, quiçá do mundo…

No total, são dois trailers em circulação, que vendem mais de 500 hambúrgueres por dia. Todos os domingos, das 18h às 22h, um deles fica ao lado do bar Point Ephémère, um dos mais legais de Paris, no Canal St Martin. Durante a semana, eles circulam pela cidade nos horários de almoço e jantar, mas também mantêm alguns pontos fixos. Para localizá-los, basta ver o endereço no site.

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A norte-americana Kristin Frederick deixou a Califórnia em 2009 para estudar gastronomia em Paris. Em novembro de 2011, colocou o food truck gourmet em circulação pelas ruas. No Le Camion qui Fume os hambúrgueres são caseiros, daqueles suculentos e cheios de sabor. O pão é encomendado de um boulanger (padeiro), o que indica excelência e frescor. E todos os produtos são frescos e escolhidos a dedo, do queijo às saladas e molhos. Incluindo as fritas fait maison, finas e sequinhas.

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Por isso todo o sucesso. A fila começa a crescer cedo e aumenta bastante conforme a noite cai. O tempo de espera é de aproximadamente 1h30. Mas a chef e seus comparsas não fazem feio. O esquema é organizado. Pensando na média do número de clientes com o de funcionários, o atendimento é rápido e atencioso.

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O menu conta com seis sabores fixos e um que muda todos os dias. Eles são inspirados no melhor do hambúrguer norte-americano tradicional, com ingredientes da gastronomia francesa. No Classique você encontra cheddar (de verdade, segundo a chef), alface, tomate, cebola, picles e maionese. Meu pedido foi o Campagne, com cogumelos selvagens, cebola caramelizada e queijo gruyère. O Barbecue é a estrela da casa.

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E o melhor é o preço. Nessa onda de hamburguerias gourmet que enfiam a faca no nosso bolso, o trailer tenta seguir o custo-benefício da comida de rua: 8 euros o lanche, 10 euros o menu com batata frita. Como entrada tem a Coleslaw, uma salada com repolho, cenoura e cebola roxa (3 euros), e de sobremesa, cheesecake (4 euros).

Nova delicatessen

A chef Kristin acabou de abrir a delicatessen Freddie’s Deli, também em Paris. A ideia é proporcionar um lugar fixo aos clientes, afinal, não é todo dia que você está a fim de buscar a localização do trailer pela internet. O conceito de fast food gourmet continua. No cardápio, as receitas mantêm o mix EUA e França: sanduíches e sobremesas, como cheesecake e bolo de cenoura com chocolate.

Bom, vou em breve e depois conto para vocês como foi!

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