Auvers-sur-Oise: você precisa conhecer

Auvers-sur-Oise é uma daquelas cidades injustamente ofuscadas pela fama das vizinhas. Passar um dia em Giverny é, sem dúvidas, mergulhar nos quadros de Monet e suas ninféias, mas Auvers fica bem ao lado dela, a 30 km de Paris, e foi cenário para muitos impressionistas e pós-impressionistas.

Entre eles, o mais célebre é Van Gogh, que passou os últimos 70 dias de sua vida por lá, morando no quarto número 5 do Auberge Ravoux, hoje restaurante e museu. Para quem pensa que é pouco, saiba que a paisagem bucólica da cidade inspirou mais de 70 obras dele, ou seja, pouco mais de um quadro por dia.

??????????

Amigas queridas, Rossana, Dani e Johanna

Você encontra essas obras em cada ruelinha, por conta de um esquema bem bolado pela cidade para ajudar quem a visita. É simples: ao lado de cada paisagem retratada por Van Gogh há uma réplica do quadro pintado por ele. E como em um lugar como Auvers o tempo parece ter parado há séculos, só uma coisa ou outra muda no cenário.

DSCN1698

Nessas andanças, registre as casas antigas, com portões de madeira e floreiras em todas as janelas; a paisagem que se admira subindo e descendo as ruelas. Tudo é histórico e charmoso, tão calmo que você se sente em outra época, longe de qualquer tecnologia. Mas agradece por ter uma câmera para fotografar tudo aquilo, já que talento pra manipular as tintas como os antigos moradores talvez só em outra vida…

?????????? ??????????

Os caminhos são muito simples: depois da visita ao antigo albergue, em uma das ruas principais, e ao museu da cidade, pouco acima dele, você sobe devagar até chegar à igreja romana, que ficou famosa pelas mãos de Van Gogh.

050 WP_001200

A partir dela, você segue subindo e vai chegar a uma extensa plantação de trigo, para mim o ponto alto da contemplação. Quando fui, eles ainda estavam verdes, mas imagino que não importa a época estarão lindos. Eles nos levam até o cemitério de Auvers, onde estão enterrados Van Gogh e seu irmão, Théo.

051

A planta foi indicada pelo psicanalista de Van Gogh para cobrir o túmulo. Ela representa a união dos irmãos

Entre as plantações, os estudantes de pintura esperam um possível sopro de inspiração do mestre, enterrado logo ao lado…

?????????? ?????????? 047

Outro impressionista importante para a cidade é Daubigny, artista que financiava a vida de muitos pintores duros – situação corriqueira – e jovens de sua época. Muito rico, ele vinha de uma família de artistas e era bastante influente. E gente boa, pelo visto. Por conta dele, a cidade recebeu essa influência dos impressionistas, como Jules Dupré, que a visitavam e acabavam ficando.

Para descobrir um pouco mais sobre a história dele, é possível visitar sua casa, construída em 1861, o ateliê e os jardins. O site é este. Confira a programação, no espaço sempre rolam manifestações artísticas, como shows e leituras.

??????????

O jardim de Daubigny

Auvers também tem um Museu do Absinto, bebida que arruinou a vida de tantos pintores, e um château (castelo), meio sem graça perto de outros da região do Vale do Loire, mas com um espaço legal para piqueniques, caso você queira economizar no almoço.

E outro momento demais da viagem: a estrada, na ida e na volta. Fique atento às janelas ou, melhor ainda, tente chegar de bicicleta. Os campos de coquelicot aparecem como tapetes vermelhos, sem fim. Só essa visão já vale a viagem. Aliás, na minha sorveteria preferida de Paris, a Alberto, tem um sorvete com essa florzinha que não é nada mal. Vou falar sobre ela em breve.

030

3 thoughts on “Auvers-sur-Oise: você precisa conhecer

    • Li, vc acredita que só vi seu comentário hoje? O computador pifou no começo do mochilão e não consegui postar nada! Me passa um contato seu, estamos incomunicáveis!!!! Saudade❤

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s